FAQ - Perguntas Frequentes

 

A Prefeitura Municipal de Guarulhos está implantando um conjunto de medidas que trarão grandes mudanças no transporte coletivo da cidade, transformando significativamente suas condições de tráfego. O novo sistema de transporte público tem como peça-chave o Bilhete Único, que traz maior economia e facilita o acesso a todos os pontos e oportunidade que Guarulhos oferece.

Geral
Cidadão
Escolar
Vale-Transporte
Gratuidade
Sênior
Especial
Bilhetinho

O que é o Bilhete Único de Guarulhos?

É um cartão individual que armazena créditos em dinheiro para o pagamento de passagens de ônibus e micro-ônibus municipais, descontados à medida que são utilizados. O Bilhete Único é feito de plástico e tem o tamanho de um cartão bancário.

O que muda com o Bilhete Único de Guarulhos?

A partir de sua implantação, quem usa o serviço de transporte coletivo municipal poderá fazer quantas viagens forem necessárias para se locomover, desde que as integrações ocorram em um intervalo máximo de duas horas, contado a partir do momento em que se passar o cartão no aparelho de leitura do primeiro veículo utilizado.

Como funciona o Bilhete Único de Guarulhos?

O funcionamento é simples: basta aproximar o cartão do validador e a catraca será liberada do mesmo modo como acontece atualmente com os cartões existentes.

Qual é a vantagem do Bilhete Único de Guarulhos?

Com o Bilhete Único o passageiro pode usar o transporte coletivo e se locomover pela cidade pagando apenas o valor de uma única tarifa durante duas horas.

A integração poderá ser feita entre quaisquer linhas e em qualquer local?

Sim. O uso de mais de um ônibus ou micro-ônibus na viagem pode ser realizado entre quaisquer linhas municipais, tanto na ida quanto na volta, e em qualquer local (terminais, estações de transferência ou pontos de parada).

O Bilhete Único de Guarulhos pode ser usado na integração com as linhas intermunicipais?

Não. O Bilhete Único pode ser usado somente nas linhas municipais. Caso precise utilizar uma linha municipal e outra intermunicipal, o passageiro terá que pagar as duas tarifas separadamente. A Prefeitura de Guarulhos está trabalhando com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) para que o Bilhete Único também seja aceito em linhas intermunicipais.

Se eu pagar a passagem com dinheiro, a catraca será liberada?

O cobrador receberá o valor da tarifa e liberará a catraca. Porém, nesse caso você não poderá fazer a integração com outra linha municipal.

É obrigatório adquirir o Bilhete Único?

Não, mas quem não tiver o cartão e pagar a tarifa em dinheiro não poderá fazer a integração. Assim, sem o Bilhete Único, o passageiro que precisa usar mais de uma condução terá de pagar a passagem toda vez que mudar de linha.

Qualquer pessoa que utiliza o transporte público municipal pode usar o Bilhete Único de Guarulhos?

Sim. Qualquer cidadão pode utilizar o Bilhete Único de Guarulhos e usufruir de todas as vantagens e facilidades que ele oferece, como economia de tempo e dinheiro. É importante destacar que todos os modelos de cartões de transporte municipal (Cidadão, Vale-Transporte, Estudante, Sênior, Gratuidade, Especial e Bilhetinho) permitem fazer a integração.

O Guarupasse continua valendo com a implantação do Bilhete Único de Guarulhos?

Sim, o Guarupasse continua valendo, no entanto ele não tem cadastro atualmente. Portanto, para evitar prejuízo no caso de perda do cartão, convém contatar a Central do Bilhete Único e solicitar o cadastramento do cartão. Ao fazer isso o passageiro receberá o valor de R$ 5,00 em forma de créditos no próprio Guarupasse, pagos na aquisição do cartão. Além disso, não haverá custo algum para obter o Bilhete Único. É importante ressaltar que essa operação permitirá a integração nos ônibus e micro-ônibus pagando uma só tarifa no período de até duas horas, contado a partir da passagem do cartão no validador do primeiro embarque.

Como faço para obter o Bilhete Único Cidadão?

Basta procurar um ponto de venda. Quem já usa o Guarupasse contará automaticamente com o benefício do Bilhete Único.

O Bilhete Único de Guarulhos pode ser usado por mais de uma pessoa?

Apenas o Bilhete Único Cidadão. Ao passar pela catraca, será descontado do cartão o valor de uma tarifa para cada passageiro que o utilizar na mesma viagem. Se houver um segundo embarque, haverá integração gratuita apenas para o primeiro passageiro. Porém, será descontado o valor da tarifa integral do outro passageiro.

Estou dentro de um coletivo. Posso fazer a integração se não houver mais saldo suficiente no meu cartão?

Sim. Você terá duas horas para integrar a partir do momento em que passou o cartão no primeiro validador.

Perco o saldo de créditos existente em caso de extravio do cartão?

Nessa situação, é preciso contatar imediatamente a Central do Bilhete Único e fornecer o número do seu RG. Dessa forma, o cartão será bloqueado. Se ele for utilizado antes da efetivação do bloqueio, que ocorrerá em até 72 horas após o comunicado, os valores utilizados serão perdidos. Quem usa o Guarupasse deve fazer o cadastramento de seu cartão junto à Central para evitar prejuízo.

Como obter a segunda via do Bilhete Único de Guarulhos?

É preciso se dirigir à Central do Bilhete Único. A emissão da segunda via tem um custo equivalente a 8 tarifas municipais que não serão revertidas em créditos no novo cartão.

Como recuperar o saldo existente se houver perda, roubo ou quebra do cartão?

Será necessário solicitar junto à Central do Bilhete Único a segunda via do cartão pagando o seu custo de aquisição. Após a efetivação do pedido de bloqueio, que se dará em até 72 horas, haverá crédito remanescente nesse novo cartão.

Terei de pagar pela segunda via se o cartão apresentar alguma falha?

Não. Se o problema estiver relacionado à confecção do cartão, a segunda via será fornecida gratuitamente. Porém, se o dano for causado pelo usuário, haverá cobrança.

Que cuidados devo ter com o cartão?

Proteja-o de raios solares, umidade e areia. Não use clipes, não danifique, não plastifique nem perfure seu cartão.

A linha que atende meu bairro foi integrada a uma estação de transferência. Preciso de um dos cartões?

Sim. É fundamental que você tenha um dos cartões, novos ou já existentes. Caso contrário, será preciso pagar outra tarifa para fazer a integração e chegar ao destino de sua viagem.

O que faço se chegar a uma estação de transferência e não tiver o Bilhete Único?

A Prefeitura de Guarulhos manterá pontos de venda do Bilhete Único Cidadão em locais estratégicos. Se você não tiver o cartão, vá até um desses pontos para obtê-lo.

O que pode impedir a liberação da catraca?

Saldo insuficiente, cartão bloqueado, cartão danificado ou posse indevida de um cartão personalizado.

O que devo fazer quando o cartão não funcionar e o validador não liberar a catraca?

O passageiro deve solicitar a troca do seu cartão junto à Central do Bilhete Único.

O que devo fazer se o cartão vier com alguma informação errada?

O cartão com identificação será entregue no ato do cadastramento. Portanto, qualquer erro de impressão deve ser corrigido nesse momento.

O Bilhete Único de Guarulhos serve para ônibus intermunicipais?

Não. O Bilhete Único de Guarulhos pode ser utilizado apenas nos ônibus municipais. Para utilizar os veículos intermunicipais deve-se utilizar o Cartão BOM.

Preciso fazer novamente o meu cadastro do Bilhete Único Especial, Escolar, Bilhetinho ou Sênio?

Sim. Todos os anos é necessário fazer o recadastramento. Para isso, compareça a loja da Guarupass, munido do seu RG.

Como posso me tornar um ponto de recarga?

Para se tornar um posto de recarga é necessário entrar em contato através do número 2461-6333 e solicitar a transferência para o setor responsável.

Qual é o horário de funcionamento da Guarupass?

A loja da Guarupass funciona de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30. Já a central de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 20h00.

Gostaria de trabalhar na Guarupass. O que devo fazer para enviar meu currículo?

Preencha o formulário que encontra-se no site, acessando: http://guarupass.com.br/trabalheconosco/ . Deste modo as informações serão analisadas pelo setor responsável.

Quem pode utilizar o Bilhete Único Cidadão?

Qualquer cidadão. Ao adquiri-lo, é importante que você faça o cadastramento ligando para o telefone 0800 559 499 informando o seu RG e o código de segurança que acompanha o seu cartão.

Quem possui o Bilhete Único Cidadão pode ter o Bilhete Único Vale-Transporte?

Sim.

Preciso pagar para ter o Bilhete Único Cidadão?

A primeira via do Bilhete Único Cidadão é gratuita. No entanto, para poder obter o cartão você precisa carregá-lo no ato da aquisição com, no mínimo, o valor de 2 tarifas municipais (R$ 7,00). Esse valor será utilizado como pagamento das tarifas.

Quem pode usar o Bilhete Único Escolar?

Todo estudante ou professor de unidade escolar devidamente regulamentada pelo Ministério da Educação, desde que resida há mais de 1 km de distância da unidade escolar. Quem é beneficiado pelo transporte escolar gratuito não tem direito ao Bilhete Único Escolar. Cursos de idiomas, de qualificação profissional e preparatórios para vestibular também não garantem esse benefício.

Como faço para adquirir o Bilhete Único Escolar?

Compareça pessoalmente à Central do Bilhete Único munido de:
a) Formulário específico com declaração escolar informando horário e dias em que estuda ou ministra aula. O formulário pode ser obtido através do site (www.guarulhos.sp.gov.br/bilheteunico) ou retirado na Central do Bilhete Único mediante apresentação de declaração escolar devidamente preenchida e carimbado pela unidade escolar;
b) Estudante de escola estadual: anexar declaração emitida pelo sistema PRODESP ou RG escolar. Estudante de escola municipal: anexar declaração do cadastro da Secretaria de Educação. Estudante de escola particular: anexar cópia do comprovante da última mensalidade paga;
c) Professor do Estado e Prefeitura: declaração da unidade escolar com dias, horários e último holerite. Professor de escola particular: último holerite, declaração escolar com dias e horários, além da carteira de trabalho. Professor cooperado: declaração da unidade escolar com dias e horários, além do contrato da cooperativa com firma reconhecida;
d) RG original;
e) Comprovante de residência original em nome do aluno/professor ou responsável legal.

É possível acumular créditos no Bilhete Único Escolar? Existe um prazo para a compra de créditos?

O estudante ou professor pode acumular créditos carregados em seu cartão. O prazo para nova compra é mensal e não equivale a 30 dias. Ou seja, se os créditos foram adquiridos no dia 31 de março, a nova recarga poderá ser feita no dia 1º de abril.

Não comprei minha cota de viagens do mês passado. Posso comprar o acumulado neste mês?

Não. Se a compra não ocorreu, neste mês você somente terá direito à cota de 60 viagens, não sendo cumulativos os créditos que não foram adquiridos no mês passado.

Quanto custa a primeira via do Bilhete Único Escolar? E a segunda?

A primeira via do cartão é gratuita. A segunda via custa o equivalente a 8 tarifas municipais que não serão revertidas em créditos no novo cartão.

Qual é a cota de recarga do Bilhete Único Escolar?

Por mês, o equivalente a 60 viagens no máximo, sem carga mínima estabelecida.

Como faço para recarregar o Bilhete Único Escolar?

Compareça à Central do Bilhete Único ou a um dos pontos de venda cadastrados. Lembre-se de que sua cota mensal é de 60 viagens no máximo. Não há carga mínima estabelecida.

Quando posso fazer a recarga do Bilhete Único Escolar?

Você poderá recarregar a cota máxima de 60 viagens nos períodos de fevereiro a junho e de agosto a novembro. No mês de julho, não haverá atendimento. No mês de dezembro, os atendimentos acontecerão até o dia 15 e a cota máxima será de 30 viagens caso a recarga seja realizada até essa data.

O Bilhete Único Escolar pode ser usado nos fins de semana?

Sim.

O Bilhete Único Escolar precisa ser renovado a cada ano?

Sim. Você precisa renovar anualmente seu Bilhete Único Escolar. Para isso, deve comparecer pessoalmente à Central do Bilhete Único munido de:
a) Estudante: cartão escolar, RG escolar ou comprovante de matrícula (original) correspondente ao ano letivo. O RG escolar, nesse caso, pode ser referente ao ano anterior;
b) Professor do Estado e Prefeitura: declaração da unidade escolar com dias, horários e último holerite. Professor de escola particular: último holerite, declaração escolar com dias e horários, além da carteira de trabalho. Professor cooperado: declaração da unidade escolar com dias e horários, além do contrato da cooperativa com firma reconhecida.
c) RG original;
d) Comprovante de residência original em nome do aluno/professor ou responsável legal.

Qual é o valor da tarifa para quem usa o Bilhete Único Escolar?

O equivalente a 50% do valor da tarifa integral.

Quem pode usar o Bilhete Único Vale-Transporte?

Todo cidadão empregado, de acordo com o Decreto nº 95.247/87.

Se o passageiro tiver o Bilhete Único Vale-Transporte, ele poderá ter o Bilhete Único Cidadão?

Sim.

Como adquirir o Bilhete Único Vale-Transporte?

A aquisição é feita diretamente pelo empregador.

Como é feita a compra de créditos ou a recarga do Bilhete Único Vale-Transporte?

A compra de créditos é feita previamente pelo empregador e a recarga ocorre no veículo, quando o passageiro aproxima o cartão do validador para desconto da tarifa. Nesse momento há o carregamento dos créditos no cartão.

Se a pessoa sair da empresa em que trabalha, ela precisa devolver o Bilhete Único Vale-Transporte?

Caso o empregador não exija a devolução, o usuário deve recadastrar o cartão na Central do Bilhete Único para que o seu uso esteja desvinculado do antigo empregador. Com isso, a pessoa poderá utilizar o Bilhete Único Vale-Transporte como se fosse o Bilhete Único Cidadão, adotando os mesmo critérios para a recarga.

Quem pode usar o Bilhete Único Gratuidade?

Pensionistas que recebem até dois salários mínimos e aposentados que ganham até três salários mínimos. Essas pessoas não podem ter outra fonte de renda e precisam morar em Guarulhos, de acordo com as Leis Municipais nos 3.372/88 (aposentados) e 4.066/92 (pensionistas).

Qual é a documentação necessária para cadastramento?

Comprovante de residência em nome do beneficiário, detalhamento de crédito retirado pelo site da previdência (www.previdenciasocial.gov.br), carta de concessão, RG, CPF e carteira de trabalho.
Quando funcionário público: comprovante de residência em nome do beneficiário, último holerite, carteira de trabalho, RG e CPF.

Há limite de utilização do Bilhete Único Gratuidade?

Não.

Quem pode usar o Bilhete Único Sênior?

Idosos a partir dos 60 anos, residentes no município.

Qual é a documentação necessária para cadastramento?

Comprovante de residência e RG.

Há limite de viagens para a utilização do Bilhete Único Sênior?

Não.

Os idosos podem utilizar os micro-ônibus? Há limite de passageiros idosos nos veículos?

Todos os ônibus e micro-ônibus podem ser utilizados pelos idosos em suas viagens. Além disso, não há quantidade limitada para transporte de passageiros nessa faixa etária.

Como faço para obter o Bilhete Único Especial?    

•       Você deve verificar se a doença está disposta na tabela CID-10 no site da a Prefeitura (http://leis.guarulhos.sp.gov.br/06_prefeitura/leis/leis_download/07455lei.pdf) ou no site da Guarupass, através da aba Informações>Legislações>Acessar a Lei Nº 7.455 – Ano 2016 sobre o cartão Bilhete Único Especial. Além da lei, está disponível a tabela CID-10.

•       Para impressão do formulário específico de preenchimento do médico, acessar o site www.guarulhos.sp.gov.br, clicar em Prefeitura>Coordenadorias>Políticas para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

•       Descer a página, ao lado esquerdo da tela clicar em “Formulário – Cartão Especial Municipal”

•       Outra forma de imprimir o formulário é no site da Guarupass: através da aba Informações>Legislações>Acessar o Decreto Nº 33369 – Ano 2016 sobre o cartão Bilhete Único Especial. Além do decreto, está disponível o formulário específico.

•       Imprimir o formulário que deverá ter OBRIGATORIAMENTE: Assinatura, Carimbo e Registro no CRM de 02 profissionais sendo que um dos profissionais deverá ser o ESPECIALISTA NA ÁREA DA DEFICIÊNCIA.

•       Comparecer diretamente na GUARUPASS munido com a seguinte documentação:
a)      RG original, certidão de nascimento ou documento oficial equivalente do deficiente.
b)      Se o deficiente for menor de idade, documentos do item 1 do responsável legal.
c)       CPF original do deficiente.
d)      Se o deficiente for menor de idade, CPF original de seu responsável legal.
e)      Declaração ou comprovante de residência em nome do beneficiário ou de seu responsável legal. Se for casado, trazer a certidão de casamento.

•       Laudo original da avaliação médica retirado no site da Prefeitura.

Há limite de viagens para utilizar o Bilhete Único Especial?

Não.

Quem pode utilizar o Bilhetinho?

Crianças com idade entre 3 e 6 anos, residentes em Guarulhos.

Como faço para obter o Bilhetinho?

Você pode obter o Bilhetinho junto à sede da Central do Bilhete Único, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

É necessário levar algum tipo de documento?

Sim. Para o cadastramento deverão ser apresentados originais do RG, certidão de nascimento ou documento oficial equivalente da criança. O responsável legal deverá apresentar original do RG, certidão de casamento ou documento oficial, original do CPF e declaração ou comprovante de residência em seu nome.

Tenho mais de um filho. Tenho que retirar um cartão para cada um?

Sim. O Bilhetinho será emitido em nome de cada um dos filhos, sendo vedado o seu uso por terceiros.
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