Central do Bilhete

Vale-Transporte

Esse cartão pode ser utilizado por pessoas empregadas. Leia mais informações abaixo.

Todo cidadão empregado, de acordo com o Decreto nº 95.247/87.

Se o passageiro tiver o Bilhete Único Vale-Transporte, ele poderá ter o Bilhete Único Cidadão?

Sim.

Como adquirir o Bilhete Único Vale-Transporte?

A aquisição é feita diretamente pelo empregador.

Como é feita a compra de créditos ou a recarga do Bilhete Único Vale-Transporte?

A compra de créditos é feita previamente pelo empregador e a recarga ocorre no veículo, quando o passageiro aproxima o cartão do validador para desconto da tarifa. Nesse momento há o carregamento dos créditos no cartão.

Se a pessoa sair da empresa em que trabalha, ela precisa devolver o Bilhete Único Vale-Transporte?

Caso o empregador não exija a devolução, o usuário deve recadastrar o cartão na Central do Bilhete Único para que o seu uso esteja desvinculado do antigo empregador. Com isso, a pessoa poderá utilizar o Bilhete Único Vale-Transporte como se fosse o Bilhete Único Cidadão, adotando os mesmo critérios para a recarga.

Especial

Esse cartão pode ser utilizado por pessoas portadoras de deficiência. Leia mais informações abaixo.

•       Você deve verificar se a doença está disposta na tabela CID-10 no site da a Prefeitura (http://leis.guarulhos.sp.gov.br/06_prefeitura/leis/leis_download/07455lei.pdf) ou no site da Guarupass, através da aba Informações>Legislações>Acessar a Lei Nº 7.455 – Ano 2016 sobre o cartão Bilhete Único Especial. Além da lei, está disponível a tabela CID-10.

•       Para impressão do formulário específico de preenchimento do médico, acessar o site www.guarulhos.sp.gov.br, clicar em Prefeitura>Coordenadorias>Políticas para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

•       Descer a página, ao lado esquerdo da tela clicar em “Formulário – Cartão Especial Municipal”

•       Outra forma de imprimir o formulário é no site da Guarupass: através da aba Informações>Legislações>Acessar o Decreto Nº 33369 – Ano 2016 sobre o cartão Bilhete Único Especial. Além do decreto, está disponível o formulário específico.

•       Imprimir o formulário que deverá ter OBRIGATORIAMENTE: Assinatura, Carimbo e Registro no CRM de 02 profissionais sendo que um dos profissionais deverá ser o ESPECIALISTA NA ÁREA DA DEFICIÊNCIA.

•       Comparecer diretamente na GUARUPASS munido com a seguinte documentação:
a)      RG original, certidão de nascimento ou documento oficial equivalente do deficiente.
b)      Se o deficiente for menor de idade, documentos do item 1 do responsável legal.
c)       CPF original do deficiente.
d)      Se o deficiente for menor de idade, CPF original de seu responsável legal.
e)      Declaração ou comprovante de residência em nome do beneficiário ou de seu responsável legal. Se for casado, trazer a certidão de casamento.

•       Laudo original da avaliação médica retirado no site da Prefeitura.

Há limite de viagens para utilizar o Bilhete Único Especial?

Não.

Cidadão

Esse cartão pode ser utilizado por qualquer cidadão.

Qualquer cidadão. Ao adquiri-lo, é importante que você faça o cadastramento ligando para o telefone 0800 559 499 informando o seu RG e o código de segurança que acompanha o seu cartão.

Quem possui o Bilhete Único Cidadão pode ter o Bilhete Único Vale-Transporte?

Sim.

Preciso pagar para ter o Bilhete Único Cidadão?

A primeira via do Bilhete Único Cidadão é gratuita. No entanto, para poder obter o cartão você precisa carregá-lo no ato da aquisição com, no mínimo, o valor de 2 tarifas municipais . Esse valor será utilizado como pagamento das tarifas.

Bilhetinho

Esse cartão pode ser utilizado por crianças com idade entre 3 e 6 anos. Leia mais informações abaixo.

Crianças com idade entre 3 e 6 anos, residentes em Guarulhos.

Como faço para obter o Bilhetinho?

Você pode obter o Bilhetinho junto à sede da Central do Bilhete Único, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. É necessário que o responsável traga a criança tanto no cadastro quanto no recadastro do Bilhetinho.

É necessário levar algum tipo de documento?

Sim. Para o cadastramento deverão ser apresentados RG ou certidão de nascimento originais ou documento oficial equivalente da criança. O responsável legal deverá apresentar RG, CPF (ambos originais) e comprovante de residência em seu nome. Caso não tenha nenhum comprovante de endereço, poderá ser feita uma declaração de endereço em cartório com reconhecimento de firma.

Tenho mais de um filho. Tenho que retirar um cartão para cada um?

Sim. O Bilhetinho será emitido em nome de cada um dos filhos, sendo vedado o seu uso por terceiros.

Escolar

Esse cartão pode ser utilizado por estudantes ou professores. Leia mais informações abaixo.

Todo estudante ou professor de unidade escolar devidamente regulamentada pelo Ministério da Educação, desde que resida há mais de 1 km de distância da unidade escolar. Quem é beneficiado pelo transporte escolar gratuito não tem direito ao Bilhete Único Escolar. Cursos de idiomas, de qualificação profissional e preparatórios para vestibular também não garantem esse benefício.

Como faço para adquirir o Bilhete Único Escolar?

É necessário primeiramente ter o formulário específico. O formulário pode ser obtido através deste site, na página Central do Bilhete, na seção Escolar. Em Cadastre-se, clique no botão da opção desejada. O formulário deverá ser preenchido e carimbado pela escola nos 3 campos existentes. Também é possível retirar o formulário na Guarupass.

Após o formulário ser preenchido, assinado e carimbado, basta comparecer à Guarupass com os documentos obrigatórios e fazer a recarga mínima de 20 tarifas .

Os documentos necessários para obter o Bilhete Único Escolar variam de acordo com a opção desejada. Veja resumo abaixo mas verifique a tabela detalhada no formulário.

* Para Estudantes: RG, Comprovante de endereço recente em nome do titular / pai ou mãe, comprovante de matrícula ou declaração escolar referente ao ano letivo ou semestre. Estudantes de escola estadual devem levar RG escolar mesmo que seja do ano anterior ou documento da PRODESP correspondente ao ano letivo.

* Para Professores: RG, Comprovante de endereço recente em nome do titular / pai ou mãe, último holerite, declaração escolar referente ao semestre, carteira de trabalho e, para professores cooperados, o contrato de adesão com firma reconhecida pelos responsáveis.

É possível acumular créditos no Bilhete Único Escolar? Existe um prazo para a compra de créditos?

O estudante ou professor pode acumular créditos carregados em seu cartão. O prazo para nova compra é mensal e não equivale a 30 dias. Ou seja, se os créditos foram adquiridos no dia 31 de março, a nova recarga poderá ser feita no dia 1º de abril.

Não comprei minha cota de viagens do mês passado. Posso comprar o acumulado neste mês?

Não. Se a compra não ocorreu, neste mês você somente terá direito à cota de 60 viagens, não sendo cumulativos os créditos que não foram adquiridos no mês passado.

Quanto custa a primeira via do Bilhete Único Escolar? E a segunda?

A primeira via do cartão é gratuita. A segunda via custa o equivalente a 8 tarifas municipais que não serão revertidas em créditos no novo cartão.

Qual é a cota de recarga do Bilhete Único Escolar?

Por mês, o equivalente a 60 viagens no máximo, sem carga mínima estabelecida.

Como faço para recarregar o Bilhete Único Escolar?

Compareça à Central do Bilhete Único ou a um dos pontos de venda cadastrados. Lembre-se de que sua cota mensal é de 60 viagens no máximo. Não há carga mínima estabelecida.

Quando posso fazer a recarga do Bilhete Único Escolar?

Você poderá recarregar a cota máxima de 60 viagens nos períodos de fevereiro a junho e de agosto a novembro. No mês de julho, não haverá atendimento. No mês de dezembro, os atendimentos acontecerão até o dia 15 e a cota máxima será de 30 viagens caso a recarga seja realizada até essa data.

O Bilhete Único Escolar pode ser usado nos fins de semana?

Sim.

O Bilhete Único Escolar precisa ser renovado a cada ano?

É preciso renovar anualmente o seu Bilhete Único Escolar, com data limite de 30 de abril de cada ano. Através do site da Guarupass (www.guarupass.com.br), entre na opção Recadastre-se, onde é possível verificar a documentação necessária para o recadastramento.

Qual é o valor da tarifa para quem usa o Bilhete Único Escolar?

O equivalente a 50% do valor da tarifa integral.

Sênior

Esse cartão pode ser utilizado por idosos. Leia mais informações abaixo.

Idosos a partir dos 60 anos, residentes no município.

Qual é a documentação necessária para cadastramento?

Comprovante de residência e RG.

Há limite de viagens para a utilização do Bilhete Único Sênior?

Até 10 viagens por dia.

Os idosos podem utilizar os micro-ônibus? Há limite de passageiros idosos nos veículos?

Todos os ônibus e micro-ônibus podem ser utilizados pelos idosos em suas viagens. Além disso, não há quantidade limitada para transporte de passageiros nessa faixa etária.

Gratuidade

Esse cartão pode ser utilizado por pensionistas e/ou aposentados. Leia mais informações abaixo.

Pensionistas que recebem até R$ 1.576,00 e aposentados que ganham até R$ 2.634,00. Essas pessoas não podem ter outra fonte de renda, registro vigente em carteira e precisam morar em Guarulhos, de acordo com as Leis Municipais nos 3.372/88 (aposentados) e 4.066/92 (pensionistas).

Qual é a documentação necessária para cadastramento?

Primeiramente, o usuário deve ir ao INSS e retirar o Ifben (Informações de Benefícios). Com o Ifben em mãos, o usuário pode comparecer à Guarupass munido de:
* RG e CPF

* Comprovante de residência em nome do beneficiário

* Carteira de trabalho

* Detalhamento de crédito retirado pelo site da previdência (www.previdenciasocial.gov.br)

* Carta de concessão

Quando funcionário público: comprovante de residência em nome do beneficiário, último holerite, carteira de trabalho, RG e CPF. Quando aposentado por invalidez não é necessário levar carteira de trabalho.

Importante aos usuários que possuem o benefício há mais de 10 anos: não é possível tirar a carta de concessão via internet, somente presencialmente no INSS.

Qual é a documentação necessária para recadastramento?

É necessário comparecer à Guarupass munido de:

* Cópia simples do RG e CPF

* Comprovante de residência em nome do beneficiário

* Carteira de trabalho

* Carta de concessão retirado pelo site da previdência (www.previdenciasocial.gov.br)

* Detalhamento de crédito retirado pelo site da previdência (www.previdenciasocial.gov.br)

Importante aos usuários que possuem o benefício há mais de 10 anos: não é possível tirar a carta de concessão via internet, somente presencialmente no INSS.

Há limite de utilização do Bilhete Único Gratuidade?

Até 10 viagens por dia.

Obs.: Qualquer pessoa que tenha qualquer cartão Bilhete Único (exceto o Cidadão) e queira fazer qualquer outro cartão, é necessário devolver o cartão atual para fazer o novo. Caso não tenha mais o atual, será preciso pagar a 2ª via.

Faça seu cartão
Vale-Transporte
Especial
Cidadão
Bilhetinho
Escolar
Sênior
Gratuidade

Mais informações:

0800 559 499

Horário de Atendimento:

Segunda a sexta-feira,
das 8h00 às 20h00

Atendimento On-line